HOLDING

O Grupo Edson Queiroz é um dos maiores conglomerados empresariais do país, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados.

A história do Grupo teve início com o empreendedorismo do cearense Edson Queiroz que, em 1951, viabilizou a importação de gás dos Estados Unidos para o Ceará, promovendo uma mudança cultural ao substituir o fogão à lenha pelo botijão de gás. Hoje sob a direção da terceira geração da família, o Grupo segue uma trajetória de expansão em diversas áreas de atuação, mantendo o foco na qualidade dos seus produtos e serviços e na busca da excelência em cada um dos seus negócios. 

A Nacional Gás é hoje uma das quatro maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país, com capital 100% brasileiro e liderança absoluta nas regiões Norte e Nordeste. Juntamente com as marcas Brasil Gás e Paragás, a Nacional Gás é responsável por levar o gás LP a cerca de 7,5 milhões de lares mensalmente e mais de 15 mil empresas, por meio de uma rede de abastecimento que trabalha na armazenagem, envase e distribuição de gás, de modo flexível, ou seja, adaptado às necessidades de pequenos, médios e grandes clientes. Sua estrutura de 45 filiais, dentre elas uma das mais modernas da América Latina, garante presença em todas as regiões do Brasil, alcançando cerca de 80% do território nacional. 


No ramo da Comunicação, o Grupo atua por meio do Sistema Verdes Mares, um dos mais sólidos e completos grupos de comunicação do Nordeste, estando presente em todos os 184 municípios cearenses. É formado pela TV Verdes Mares e TV Verdes Mares Cariri, afiliadas à TV Globo e líderes de audiência no Estado; TV Diário, emissora com conteúdo 100% nordestino; Diário do Nordeste, o jornal de maior circulação do Ceará; rádios FM 93 e Verdinha 810 AM, líderes de audiência no Ceará, Recife FM, líder na capital pernambucana; e Rádio Tamoio, com atuação no Rio de Janeiro.

Outro segmento de atuação do Grupo é o de eletrodomésticos. A Esmaltec é líder nacional em vendas de fogões e bebedouros desde 2008. Seu parque fabril fica em Maracanaú (CE), onde são produzidos eletrodomésticos e botijões de gás, com os altos níveis de segurança que este mercado exige. Seu mix de produtos, que também abastece o mercado internacional, inclui ainda cooktops, lavadoras, purificadores dde água, refrigeradores, freezers, cervejeiras e vitrines para refrigeração comercial.

A maior indústria do segmento de água mineral do país é do Grupo Edson Queiroz. Os elevados e rigorosos padrões de qualidade, a preservação das fontes naturais e os sistemas totalmente automatizados, livres do contato humano, garantem a pureza das águas e o reconhecimento e respeito pelas marcas em todo o país. Além de Indaiá e Minalba, com a recente aquisição da Nestlé Waters, o Grupo assumiu também as marcas nacionais São Lourenço® e Petrópolis® e adquiriu a licença da marca Nestlé Pureza Vital® e a concessão para a distribuição das marcas globais premium Perrier®, S. Pellegrino® e Acqua Panna®. O portfólio inclui ainda um mix variado de produtos, com refrigerantes da marca Refri, bebidas mistas Citrus e energético Night Power.

Com três fazendas no interior do Ceará, uma no Maranhão e outra no Piauí, a Esperança Agropecuária é a empresa de agronegócios do Grupo Edson Queiroz que está presente no mercado há mais de 45 anos. É hoje a maior produtora de leite do Norte/Nordeste, ocupando a 13ª posição no ranking nacional, com uma produção diária de 36 mil litros. O cultivo de castanha de caju provém de mais de 120 mil unidades de cajueiros de diferentes variedades, espalhados por mais de 1800 hectares na cidade de Cascavel, onde também produz mel, figurando entre os principais exportadores de mel de abelha orgânico do Ceará. A Esperança atua ainda com a bovinocultura de corte, seleção de reprodutores Puro de Origem (P.O.) Guzerá e Guzolando, e está em fase final de implementação do maior parque de manejo florestal sustentável do Maranhão, cuja capacidade de produção será de 15.000m³/ano, oferecendo ao mercado uma opção de matéria-prima certificada e legalizada.

Com base no princípio de levar desenvolvimento às comunidades onde atua, o Grupo criou a Quepar Incorporações. Com uma proposta inovadora, aliando inteligência urbanística e responsabilidade socioambiental, a Quepar já entra no mercado em posição de destaque, com uma grande carteira de imóveis próprios locados e um relevante land bank (banco de terrenos) distribuído nas principais capitais brasileiras.

Assim, o Grupo Edson Queiroz segue escrevendo uma história sólida baseada na excelência de seus produtos e serviços, sem esquecer o respeito ao meio ambiente e a contribuição essencial de seus colaboradores, conquistando reconhecimento em todo o território nacional.