Como saber se um software na nuvem é seguro



O armazenamento de arquivos em nuvem já é uma realidade nos mais diversos tipos de negócios. Estão disponíveis no mercado diversos tipos de software que operam na nuvem: para e-mails, arquivos e todo tipo de dado.

Recentemente, essa realidade chegou também ao controle de acesso. Nway Pro lançou uma versão armazenada na nuvem, o Nway Pro Cloud. A solução, nesse modelo, passa a operar pela Microsoft Azure. Essa provedora de armazenamento está no topo do mercado, entre as mais confiáveis e certificadas.

Porém, como efetivamente saber quando um software na nuvem é seguro? Quais indicadores podem auxiliar a entender se a nuvem oferece ou não privacidade?
 

Nway Pro traz indicadores que podem ajudar


Pensando em toda a exigência que Nway Pro apresentou para escolher sua plataforma de hospedagem, disponibilizamos um artigo com informações para que você faça suas avaliações próprias. Confira, a seguir, cinco indicadores que auxiliam a como saber se um software na nuvem é seguro.

Como ainda existe dúvida por parte dos contratantes, esses indicadores apontam de forma clara os prós e contras. Continue a leitura do artigo para saber mais.
 

1. Acesso e permissões controlados


Parte da segurança está atrelada à privacidade e rastreabilidade. Um software na nuvem seguro deve oferecer e revogar permissões, de diferentes níveis hierárquicos, a partir das decisões do administrador. Assim, é possível garantir que apenas pessoas treinadas tenham acesso a informações confidenciais. E, em caso de vazamento, uma trilha de auditoria e de rastreabilidade facilita a tomada de medidas cabíveis.
 

2. Compliance


O Brasil e o mundo possuem normas de regulamentação e segurança. Inclusive, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), novidade no país, vem para tornar ainda mais claras as diretrizes sobre informações e dados. Assim, uma forma efetiva que os softwares hospedados em nuvem têm de demonstrar sua segurança é adotando estratégias de compliance claras e compartilhadas – assim como é importante que a empresa cliente adote estratégias semelhantes internamente.
 

3. Criptografia


O papel da criptografia pode ser descrito de forma simples, mas é muito importante. A criptografia garante que arquivos e dados não serão vistos, lidos ou processados por pessoas não autorizadas.
 

4. Possibilidade de recuperação


A nuvem possui redundâncias físicas em vários servidores. Sendo assim, é muito difícil, se não impossível a perda de algo armazenado em nuvem. Quando há tecnologias de recuperação automático, o consumidor pode ficar ainda mais seguro.
 

5. Desenho para uso longo prazo


E, muito importante, é a presença do armazenamento da nuvem não como uma ferramenta de segundo plano, mas com a mesma qualidade e segurança do que é oferecido on premise. Para isso, a empresa fornecedora deve ser comprometida com todos os quesitos anteriores, além de oferecer bom suporte técnico e design responsivo.
 

Nway Pro Cloud


Após verificar os indicadores oferecidos por Nway Pro, seu software na nuvem é seguro?

Verifique nossas soluções de controle de acesso hospedados na nuvem e localmente, com funcionalidades e diferenciais únicos no mercado. Para saber mais sobre o que Nway Pro pode te oferecer, baixe agora gratuitamente nosso novo folder.

E, se você tem interesse em assuntos de tecnologia, segurança e controle de acesso, continue lendo nosso blog e nos acompanhando pelas redes sociais.
NwayPro, 16.SETEMBRO.2019 | Postado em Artigo


  • 1
Exibindo 1 de 1