Cinco razões para implementar o controle de acesso em escolas



Escolas, creches, faculdades e universidades são ambientes que precisam controlar adequadamente suas entradas e saídas. Além de estarem lidando com a segurança de vidas, em muitos casos, menores de idade; esses espaços necessitam de privacidade e conforto para que as atividades diárias se desenvolvam adequadamente.
 
Se você, gestor de um ambiente de aprendizagem, está em dúvida se deve ou não investir em controle de acesso, neste artigo apresentamos 5 motivos a favor desta decisão. Confira:
 

1- Segurança de pais e alunos 


O primeiro motivo, é claro, não pode deixar de ser a segurança do espaço, principalmente dos discentes. Para garantir que todos estejam seguros e em ambiente controlado, as barreiras físicas ancoradas ao apoio tecnológico são a saída mais direta e eficiente.
 
Essas barreiras podem restringir o fluxo em estacionamentos, entradas e saídas de blocos de aula, e até no espaço administrativo. Vale lembrar que quanto mais diversos os tipos de segurança, melhor.
 

2- Fluidez no trânsito de veículos 


Essa dica tem a ver com consciência social e cuidado pelos arredores da instituição de ensino. Isso porque em horários de pico, o trânsito em volta das escolas sempre fica congestionado. Que tal investir em um estacionamento com entradas controladas?
 
Assim, é possível gerar relatórios do número de veículos em horários de pico e até gerenciar a quantidade de vagas disponíveis. Em último caso, também é possível garantir a entrada de pais de alunos de diferentes séries em horários diferentes pra evitar excesso de veículos. Um controle de acesso também é uma ferramenta de inteligência e produtividade.
 

3- Restrição da entrada de não alunos 


No caso de uma faculdade particular, uma das grandes preocupações é a presença de pessoas não matriculadas durante as aulas. Para evitar isso, o método mais simples e eficiente é a instalação de barreiras físicas para leitura de carteirinhas nas entradas dos blocos de aulas. E mesmo os alunos (principalmente para escolas) também podem ter sua passagem controlada apenas para os blocos onde têm suas aulas, com um sistema gerenciando onde ele pode ou não entrar.
 
Por último, os visitantes só têm acesso ao que precisam – áreas de atendimento e secretaria. Já para profissionais que prestam serviços ou entregas, o acesso é liberado com restrições de dia e horário, e sempre tudo com cadastro prévio.
 

4- Captação de dados 


Com um controle de acesso moderno e de qualidade, é possível gerenciar mais que entradas e saídas. Registros integrados podem fazer com que o professor não precise perder tempo com chamadas. Além disso, é possível gerar vários relatórios – aulas com mais faltantes, saídas antecipadas... em escolas, isso é útil para ser entregue aos pais, que nem sempre sabem onde o filho realmente está. Isso ajuda no desenvolvimento pessoal da criança.
 

5- Controle de frequências 


E, como citado anteriormente, uma das grandes utilidades do controle de acesso está em captar dados de chamada. O professor passa, dessa forma, mais tempo focado no que importa. O registro automático de presença, além de evitar evasão, ajuda quando os gestores passam por um problema e precisam evacuar ou esvaziar um espaço.
 

Conheça o NWay Pro

 
O NWay Pro é uma solução para controle de acesso adaptável para escolas, com funcionalidades e módulos específicos pensados para o ambiente da aprendizagem. O NWay Pro é garantia de segurança e precisão.
 
Para saber como adquirir nosso software, você pode buscar um revendedor autorizado. Você também pode baixar nosso folder digital para compreender melhor como funciona o NWay Pro e o que ele pode fazer por sua empresa.
 
Para mais conteúdos como este, continue lendo nosso blog.
NwayPro, 27.JANEIRO.2020 | Postado em Artigo


  • 1
Exibindo 1 de 1