Descubra: como funcionam os mecanismos da biometria?



A biometria é uma das formas mais difundidas de controle de acesso. Sinônimo de tecnologia de ponta, a biometria opera a partir de mecanismos de reconhecimento sofisticados. Mas você sabe como eles funcionam?

Com os mecanismos da biometria, é possível garantir a segurança dos mais diversos ambientes. Uma casa, por exemplo, pode ser protegida por ela nas entradas. Ambientes privados também, como os espaços de uma empresa ou órgão público que abriguem documentos confidenciais.
 

A base da biometria


Para descobrir como funcionam os mecanismos da biometria, é preciso compreender a base da tecnologia. O cerne do controle biométrico está em características humanas únicas, como impressão digital, palma da mão e retina. Cada uma dessas características é individual, e não há no mundo pessoas que dividam as mesmas.

Então, como tratam-se de características individuais, as credenciais são sempre únicas, e não podem ser roubadas ou acidentalmente confundidas. Além disso, por se tratarem de partes do corpo humano, seu design é complexo. Isso torna o controle de acesso biométrico muito difícil de ser violado ou falsificado, em relação a outros tipos de controle, como crachás.
 

A capacidade dos equipamentos


Compreendendo a base do funcionamento da biometria, uma nova dúvida pode surgir. Qual e como deve ser a capacidade dos equipamentos que processam essa grande quantidade de dados?

Para processar esses dados e permitir a entrada, os equipamentos dividem suas atividades em quatro etapas: captura, extração, padrão e comparação. A captura é o registro em si, que pode ser feito por foto, sensor de calor, entre outros. A extração traduz a captura em bits inteligíveis para a máquina. É nesta etapa que a alta capacidade dos equipamentos é revelada. As tecnologias são únicas e variam de sistema para sistema. O que não deve variar é a confiabilidade, que deve seguir padrões rígidos.

Então, após a extração, o software faz comparações com os padrões de linguagem que recebeu, para buscar um reconhecimento. Ao mesmo tempo, chega-se ao estágio da comparação, que é quando a máquina comprova se as informações recebidas seguem o padrão e são suficientes. Somente após essas etapas estarem completas o acesso pode ou não ser liberado.
 

O futuro da biometria


No futuro da biometria existem algumas tendências. Entre elas, está a identificação por DNA. Este ainda é um processo muito complexo e demorado, ainda que possa ser o mais seguro de todos. Ainda não foram desenvolvidos procedimentos rápidos e com custos atraentes para que o mesmo se desenvolva. Porém, já existem estudos em curso sobre o assunto. 

Quem sabe no futuro? E você? Disponibilizaria seu DNA para garantir a segurança de um espaço? Este é um dos debates levantados pela possibilidade da nova tecnologia.
 

Nway Pro: sempre à frente


O Nway Pro é um software de controle de acesso que oferece a biometria em seus serviços. Trabalhamos com os melhores padrões de segurança. A hospedagem do Nway Pro é feita na  robusta e confiável nuvem Azure, da Microsoft.

Para saber mais, procure o revendedor mais próximo ou marque uma apresentação. E, se você deseja saber mais sobre as funcionalidade e diferenciais de Nway Pro, acesse nosso folder. Para baixar é facil e rápido. 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FOLDER DIGITAL


NwayPro, 13.NOVEMBRO.2019 | Postado em Artigo


  • 1
Exibindo 1 de 1