Descubra os benefícios que um bom software de controle de acesso traz para o RH

Tiago Sampaio
Tiago Sampaio

Coordenador de TI

Uma funcionalidade nativa dos sistemas é o armazenamento dos dados de passagem das pessoas, para verificação posterior. É a partir desse processamento de dados que se pode obter outras vantagens e reduzir custos.

Como escolher um software de controle de acesso que impacte positivamente a rotina do RH? 

 

Nós sabemos que o RH está sempre com a rotina agitada. Empresas de todos os tipos e tamanhos depositam grandes responsabilidades nos departamentos de recursos humanos. Por isso, o departamento deve ter as ferramentas necessárias para trabalhar com inteligência, identificando e corrigindo pontos de atenção na empresa.  

 

Uma tecnologia que, imaginamos que você já saiba que pode ajudar, é o controle de acesso! O objetivo primordial do controle de acesso e garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e dos bens intangíveis da empresa, como por exemplo a base de dados. Mas ele vai muito além disso. Através do controle de acesso, pode-se melhorar muito a rotina maçante de processos internos do RH e diminuir custos de várias naturezas.  

 

Então, se você quer saber como escolher um software de controle de acesso que impacte positivamente a rotina do RH, recomendo que você leia com atenção esse artigo. 

 

Neste texto, você aprenderá:

 

  • Como fazer uma lista dos recursos essenciais que o seu software deve ter; 
  • Como, através da análise SWOT, realizar um diagnóstico das maiores necessidades do
    departamento de RH e melhorar a sua própria rotina interna de trabalho; 
  • Quais as vantagens do controle de acesso para o RH. 

 

Vamos começar? Boa leitura!  

 

Antes de te apresentar a análise SWOT, ferramenta que te ajudará como escolher o software de controle de acesso, vamos lembrar quais são os seus benefícios para o RH. 

 

Sabemos que, como o controle de acesso consiste na gestão de entradas e saídas por meio de equipamentos de acesso, a primeira vantagem automática é o aumento da segurança por impedir a passagem de pessoas não autorizadas.  

 

Uma funcionalidade nativa dos sistemas é o armazenamento dos dados de passagem das pessoas, para verificação posterior. É a partir desse processamento de dados que se pode obter outras vantagens e reduzir custos. 

 

Por exemplo: O Nway Pro garante que as entradas e saídas de colaboradores não ocorram em momentos inapropriados, ou fora de suas jornadas. Basta apontar nas configurações daquele usuário (ou grupo de usuários) em que momento seu acesso deve ser bloqueado: férias, fins de semana, após o horário de expediente, etc.

Outros pontos onde o controle de acesso pode fazer toda a diferença na rotina do RH:

  • Gestão de terceirizados  
  • Acompanhamento da validade do contrato e das certificações dos terceirizados 
  • Cadastro de novos colaboradores 
  • Bloqueio de acesso temporário para colaboradores que estão suspensos ou de férias 
  • Bloqueios em horários inapropriados 
  • Controle de aglomerações

Para ver detalhes de como cada tópico funciona, leia o e-book “Tudo que o RH precisa saber sobre controle de acesso”. Nele, preparamos um verdadeiro guia de diagnóstico e planejamento, perfeito para todos os tipos de empresa. Lá também há dicas para a implementação de um projeto personalizado.

O que é análise SWOT e como fazer 

Agora que você já tem em mãos o que precisa saber sobre o controle de acesso, está pronto para conhecer a aplicação da análise SWOT [do inglês Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)] nesta decisão.  

A análise SWOT, também conhecida como FOFA, é uma ferramenta de gestão que aponta pontos de sucesso e de atenção internos, tendências de mercado, o posicionamento da organização e as oportunidades e ameaças a cercam. Ciente de tudo isso, é possível traçar estratégias mais bem sucedidas e atingir melhores resultados. Fonte: Rock Content.

Esse método pode ser aplicado a diversos setores da empresa, de forma microscópica, como financeiro, TI e administrativo. E, quando é feito de forma contínua, permite verificar quais planos estão trazendo o resultado esperado e quais devem ser revisados. Uma mão amiga, não é mesmo? 

Veja abaixo a tabela que preparamos com a análise, e faça de forma semelhante. Aplique dentro de seu departamento, para descobrir quais as demandas mais urgentes do RH o controle de acesso deve suprir. Então, siga para a lista de comparação!




Como aplicar a análise na escolha do controle de acesso? 


Após feita a análise SWOT, você irá perceber várias necessidades da empresa que muitas vezes estavam ocultas. Como interpretá-las, para aplicar a análise na escolha do controle de acesso? 


Transforme cada item que foi escrito no quadro como uma meta a ser realizada – e verifique em quais deles o controle de acesso pode ajudar. Para facilitar, também preparamos um esquema abaixo. Observe:




Então, por último, você pode criar uma simples tabela comparativa com as vantagens que cada software de controle de acesso apresenta – e quais necessidades de sua empresa são supridas com essas funcionalidades. Veja, no exemplo, como fizemos com o Nway Pro.




Conclusão 


Seguindo os passos descritos neste artigo, você fará a escolha certa, porque irá traçar metas realistas, e saberá medir a real eficácia do controle de acesso de acordo com suas maiores necessidades. Sua empresa alcançará um novo patamar de sucesso!  


Negócios que decolam têm bons administradores e fazem com frequência esses mecanismos de diagnóstico.  


O Nway Pro está aqui para te ajudar a obter melhores resultados. conosco para realizar seu projeto personalizado: nossas soluções para controle de acesso são personalizáveis e podem se encaixar com as necessidades de sua empresa. Solicite agora uma consultoria gratuita de controle de acesso para a sua empresa!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Entre em contato e confira as nossas soluções

Posts Relacionados

7 benefícios do controle de acesso em indústrias

A indústria emprega 9,4 milhões de trabalhadores e têm uma participação de 20% no mercado de trabalho formal. O setor é responsável por 49% das exportações brasileiras, 67% dos gastos com pesquisa e desenvolvimento do setor privado e por 32% da arrecadação de tributos federais. Fonte: CNI

Saiba mais »

O Nway Pro Access Control Software é um sistema completo de Controle de acesso para pessoas e veículos, disponível para os mais diversos segmentos de mercado.

Mapa do Site

Copyright 2021 © All rights Reserved. Developed by Agência Nove Dois.